Te convido a se observar por alguns instantes, e trazer consciência ao simples fato de respirar. Veja o que é possível observar, sua via respiratória, sua frequência, seu ritmo, e talvez até mesmo a temperatura que este ar entre e sai.
A rotina do dia a dia faz com que a gente não retire alguns segundos para apenas nos observar, criamos padrões de respirações curtas, utilizando muitas vezes a parte alta do peito e as musculaturas acessórias, utilizamos muitas vezes a expansão na exalação e o recolher na inspiração, entre diversos outros padrões que desvalorizam e enfraquecem a nossa capacidade respiratória.
Nos antecipamos pensando que já sabemos respirar, por trazer isso como algo involuntário e inconsciente.
A respiração consciente nos ajuda a acalmar em momentos de estresse e ansiedade, aumenta a sensação de paz e equilíbrio, melhora a qualidade do sono, além de ajudar nas tomadas de decisões.
O bom é que podemos observar a nossa respiração em qualquer momento do dia, já que a ferramenta que precisamos é apenas o nosso corpo e mente.
A meditação é um grande aliado para “aprendermos” a respirar. Respirando consciente e presente, desfrutamos dos benefícios que o estado de presença pode proporcionar.